Como ser menos consumista? Planeje melhor os seus gastos

De acordo com dados levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), apenas 21,8% dos brasileiros são considerados consumidores conscientes. Embora o termo seja vago em um primeiro momento, ele leva em conta informações presentes na base de dados da empresa.
Isso significa dizer que a maior parcela dos cidadãos do Brasil compra produtos e contratam serviços sem levar em conta o contexto geral dos gastos. Isso, naturalmente, inclui aqueles que fazem aquisições desnecessárias, excessivas e de maneira impulsiva, o que é prejudicial.
Este contexto nos leva ao tema central deste texto: como ser menos consumista? Com a nossa missão de tornar a educação financeira mais acessível a todos, vamos apresentar algumas dicas interessantes. A ideia é fornecer uma base para que você faça suas compras com consciência.
Seja bem-vindo ao blog do Vem pro Azul! Vamos ajudá-lo a negociar suas dívidas para que tenha uma relação saudável com o dinheiro.
Leia também: Como fazer um planejamento para adotar um pet?
Aprenda como ser menos consumista!
O primeiro passo para evitar os hábitos consumistas é identificá-los. A partir disso, há certas atitudes que podem ser colocadas em prática, sempre com o objetivo de reduzir os gastos excessivos.
Para ajudá-lo, separamos 6 dicas simples que precisam ser aplicadas para que consiga ser menos consumista. Leia com atenção!
1. Não se deixe levar por tendências nas redes sociais
Em tempos atuais, um termo se popularizou na internet: “FOMO”. A sigla representa a frase “Fear Of Missing Out”; ou, em tradução livre, “medo de ficar de fora”. Basicamente, se trata de um fenômeno em que indivíduos se sentem apreensivos pelo sentimento de que estão “perdendo” coisas.
Se todos os amigos do trabalho compraram copos Stanley, por exemplo, é provável que você também deva adquirir o seu, certo? Errado! Como ser menos consumista, neste caso? Evite basear suas escolhas de acordo com os gostos dos outros.
2. Faça uma lista de prós e contras antes da compra
Uma das dicas mais comuns, quando falamos sobre a redução de gastos com compras, é se perguntar “eu preciso mesmo disso?”. Essa questão é positiva, mas pode ser redutiva.
Nem tudo o que faz bem é estritamente necessário, mas nem por isso representa o consumismo.
Ao invés disso, a sugestão aqui é que faça uma lista com os prós e os contras de uma compra. Você pode não “precisar” de um jogo de videogame, mas ele pode ser uma alternativa para diminuir a ansiedade e lidar com o estresse do cotidiano. E esse é só um único exemplo!
3. Reflita que promoções nem sempre valem a pena
Uma frase que se tornou popular na internet, quando o tema é o consumismo, vem do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”, onde o pai da família, Julius, diz: “se eu não comprar, o desconto é maior”. Embora engraçada, essa frase pode servir como base para essa dica de como ser menos consumista.
Promoções não são sinônimo de boas escolhas financeiras! Uma sanduicheira pode estar com 90% de desconto, mas se você já tem uma em ótimo estado, os 10% que pagará podem ser evitados.
4. Aproveite o que já possui antes de comprar algo novo
Uma das características do consumismo é o desejo de possuir, mas não necessariamente de fazer uso daquilo. Uma pessoa com essa característica comprará uma dezena de calçados, mas usará apenas um ou dois. Com isso, perde-se o prazer de experimentar as coisas.
Ao invés de comprar um novo livro, por que não ler os que já estão na estante e nunca tocou? A mesma regra sobre como ser menos consumista vale para todos os tipos de produtos, como jogos de videogame, roupas, discos e mais!
5. Espere 24 horas antes de comprar
O consumismo costuma ter como uma das suas principais características a impulsividade. Ao decidir comprar um novo produto, imediatamente concluímos o pedido, o que significa que não há um tempo de reflexão. Como é possível imaginar, isso causa inúmeros problemas.
Uma solução simples e que pode ser colocada em prática (mas a qual requer muita disciplina), consiste em esperar 24 horas. Ao decidir comprar algo novo, coloque o produto no carrinho virtual, mas não finalize o pedido. Aguardar esse período deixará as decisões mais claras, sendo este um dos fundamentos da educação financeira.
6. Evite a exposição a propagandas de produtos e serviços
Lá em cima, falamos sobre o FOMO. Para finalizar as nossas dicas sobre como ser menos consumista, vamos fechar o ciclo? A melhor maneira de evitar o sentimento de apreensão de ficar de fora, quando o tema são as compras, é evitar a exposição ao que causa o sentimento!
Isso pode incluir cancelar notificações de sites sobre compras, utilizar bloqueador de anúncio em sites, deixar de seguir influenciadores e mais! É preciso colocar em prática uma boa dose de disciplina, mas é possível diminuir o consumismo desligando as telas.
Como mencionamos algumas vezes durante o texto, a principal característica que você deve exercer para diminuir ou mesmo eliminar os hábitos consumistas é a disciplina. Coloque regras para si mesmo em relação aos gastos e os siga, sem abrir exceções.
Após ler sobre como ser menos consumista, fique atento aos seus gastos e acompanhe nosso blog para novas dicas. Siga também o nosso perfil no Instagram!