Como usar o décimo terceiro? Elimine dívidas, faça uma reserva
O décimo terceiro salário é um benefício garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pago anualmente para todos os trabalhadores contratados sob esse regime. Os valores costumam ser pagos ao final do ano, de uma só vez ou em parcelas, para além dos salários.
Um levantamento publicado pelo jornal O Globo em 2024 estimou que cerca de 92,2 milhões de brasileiros receberam o décimo terceiro salário naquele ano. Os números aumentam de acordo com o total de trabalhadores formalmente contratados.
Muita gente tem dúvida sobre como usar o décimo terceiro. É sobre isso que vamos aprofundar neste texto. Para responder a essa questão, apresentaremos algumas dicas simples de educação financeira, buscando ajudar aqueles que buscam por boas informações!
Você está no blog do Vem pro Azul! Vamos ajudá-lo a negociar suas dívidas para que tenha uma relação saudável com o dinheiro.
Veja dicas de como usar o décimo terceiro
Abaixo, separamos uma lista com 6 sugestões sobre como você pode usar o seu décimo terceiro salário. Não existe uma escolha “certa” ou “errada” aqui, apenas dicas para melhorar o seu manejo de finanças, priorizando a saúde financeira à longo prazo.
1. Utilize o valor para pagar as dívidas mais urgentes
Uma dica financeira muito comum, e uma que existe pela sua eficiência, é a de priorizar o pagamento de contas “urgentes”. Isto é, aquelas que possuem juros mais altos caso exista o atraso.
Essa sugestão de como usar o décimo terceiro é para que você utilize o valor (ou ao menos uma parte dele) para antecipar parcelas de financiamentos, para quitar dívida do cartão de crédito ou mesmo adiantar uma ou outra conta. Com essa dica, você tem a chance de limpar seu nome no Serasa ou SPC.
2. Guarde parte do valor em uma reserva de emergência
Outra dica financeira comum, por seu valor prático, é a de tentar sempre ter uma reserva de emergência. A ideia é que tenha valores guardados para situações imediatas que não podem ser manejadas de outra maneira como um problema médico, cuidados com os pets ou mais.
Não é necessário guardar todo o valor do décimo terceiro, caso não seja possível: um valor reduzido já é um bom começo! Quando separamos um pouco da renda todos os meses, o que temos depois de um tempo é um montante que pode ser usado para melhores aquisições.
3. Invista em cursos e/ou capacitação profissional
Não sabe como usar o décimo terceiro? Investir em sua vida profissional é sempre um bom negócio. Quando você tem conhecimentos mais amplos ou melhores capacitações, as oportunidades de emprego também se ampliam. Dessa forma, uma boa sugestão para o dinheiro extra é iniciar uma nova formação ou atualizações na área em que atua.
Aprender um segundo idioma e atualizar as habilidades técnicas em uma determinada área são dois bons exemplos. A ideia aqui é gastar o dinheiro de um jeito estratégico, possibilitando que recupere o que foi investido ao conseguir oportunidades de trabalho que paguem mais.
4. Pesquise sobre investimentos e aplique parte do valor
De acordo com dados publicados pela Istoé Dinheiro, cerca de 37% dos brasileiros investem, um percentual que vem crescendo. As razões variam, entre um maior acesso a informações sobre investimentos e a diversificação do que está disponível. E qualquer um pode investir!
Ao contrário do que muitos podem pensar, é possível investir com pouco dinheiro. O décimo terceiro salário pode oferecer essa oportunidade, guardando uma parcela do valor para uma viagem futura ou mesmo trocar de carro. Existem aplicações que rendem à curto, médio e longo prazo.
5. Evite compras desnecessárias e/ou por impulso
O maior inimigo das boas decisões financeiras é o impulso, e todos estamos sujeitos a ele! Considerando que o 13º salário vem em um montante grande de uma só vez, é natural querer gastá-lo em compras que não fazem muito sentido quando refletimos um pouco mais.
Não existe nada de errado em comprar coisas que irão melhorar a nossa qualidade de vida (como vamos explorar no último item dessa lista), mas fazer compras planejadas vai sempre ser uma decisão mais acertada à longo prazo. Reflita, planeje e só então gaste o 13º salário.
6. Melhore a sua qualidade de vida!
Até aqui, em nossas dicas de como usar o décimo terceiro, falamos bastante sobre decisões financeiras ponderadas, mas a realidade é que usar “bem” o seu dinheiro é um conceito variável. Para uns, isso inclui pagar contas que se acumularam; para outros, é guardar valores. O uso adequado muda de pessoa a pessoa!
Se a compra de uma televisão, por exemplo, melhorar a sua qualidade de vida no lazer do tempo livre, adquiri-la pode ser a decisão certa. O que se indica, nesses casos, é que priorize os pagamentos à vista e só realize parcelamentos caso eles não possuam os juros.
Independentemente do que decida fazer com o décimo terceiro, ponderar as suas opções nunca vai ser a escolha incorreta! Quando você tem tempo (e boas informações) para tomar as decisões, as chances são altas de que o manejo das finanças funcione e renda bons frutos.
Após ler sobre como usar o décimo terceiro, fique atento aos seus gastos e acompanhe nosso blog para novas dicas. Siga também o nosso perfil no Instagram!