Dicas financeiras para jovens. Aprenda a lidar com dinheiro
Segundo informações de uma pesquisa conduzida pela SPC Serasa, cerca de 40% dos jovens entre 18 e 24 estão ou já estiveram “com o nome sujo”. Isso significa que quase metade desta faixa etária já enfrenta dificuldades com suas finanças.
As razões para essa situação são variadas, mas todas elas podem ser amenizadas com uma boa educação financeira. E isso vale até mesmo para quem tem menos de 18 anos: o quanto antes as pessoas tiverem uma relação saudável com o dinheiro, melhor será para a vida econômica!
Pensando nisso, aqui no Vem pro Azul, o seu parceiro ideal quando o assunto é educação financeira, reunimos algumas dicas financeiras para jovens que são bem interessantes para introduzi-lo ao tema. Leia com atenção e faça as adaptações necessárias para seu momento atual.
Veja também: Aprenda a juntar dinheiro para comprar um carro
7 dicas financeiras para jovens. Veja como cuidar do seu dinheiro
Todas as pessoas fazem bem em aprender sobre o tema, mas esse texto apresentará algumas dicas financeiras para jovens que desejam seguir hábitos mais saudáveis em relação às finanças. São 7 informações básicas que são úteis para mudar a maneira como você acompanha os gastos cotidianos!
1. Saiba que nunca é tarde para começar a guardar dinheiro
O arrependimento sobre gastos no passado não é um sentimento que agrega qualquer coisa positiva à educação financeira. Não é possível voltar no tempo, de modo que o que você deve internalizar é o fato de que nunca é tarde pra começar a fazer o pé de meia e guardar dinheiro!
Isso é especialmente verdade aos jovens, que ainda têm uma vida inteira pela frente. A partir da tomada da decisão, é importante que tenha disciplina e não acesse as reservas que possui para emergências de forma descontrolada. Com o tempo, esse valor irá aumentar.
2. Sempre que possível, priorize as compras à vista
Nem sempre conseguimos comprar coisas com o dinheiro que já possuímos, especialmente quando elas são caras. Diante dessa situação, o parcelamento é aceitável, mas é importante que seja esporádico. Sempre que tiver a oportunidade, opte por comprar à vista.
Mais do que isso, certifique-se de que a compra a prazo não tenha juros. Se tiver, aumente os critérios que utiliza para a decisão de fechar o negócio ou não. Entre as dicas financeiras para jovens, é válido juntar parte do dinheiro e evitar o pagamento de taxas de financiamento.
3. Utilize recursos digitais para controlar as finanças
Uma vantagem que as gerações mais jovens possuem, quando comparadas com a dos pais ou dos avós, é o acesso a recursos digitais que auxiliam no aprendizado e no controle dos gastos financeiros. E essas ferramentas devem 100% ser colocadas em prática a seu favor!
Bancos digitais, aplicativos de organização financeira, aulas sobre como economizar… As novas gerações podem usufruir de diversos recursos para acompanhar os gastos e ter melhor controle sobre o dinheiro.
4. Pesquise bastante antes de fazer uma compra
Nossas dicas financeiras para jovens podem ser adaptadas para outras gerações, mas esta aqui é facilitada pela tecnologia. No passado, fazer pesquisa de preço exigia visitas às lojas físicas.
Atualmente, você pode realizar a mesma pesquisa de preços em minutos e sem sair de casa. Faça uso dessa vantagem! Assim que decidir comprar um produto, certifique-se de que vai fechar negócio na loja mais barata e que o histórico de preços está em um momento positivo. Caso contrário, espere uma boa oportunidade.
5. Estude o básico sobre a educação financeira
Acima, apresentamos dicas financeiras para jovens simples e que vão o ajudar, mas vale a pena ir mais a fundo. Você provavelmente já sabe o que são os “juros”, por exemplo, mas e quanto aos termos inflação, poupança, investimentos, consignado, alíquota, etc.
A maioria desses assuntos pode não ter uma aplicação imediata para os jovens, mas eles são de grande relevância! Pesquise conteúdos de profissionais com formação na área e aprofunde os seus conhecimentos. Tudo o que for internalizado sobre o tema, o ajudará a tomar boas decisões.
6. Desconfie de oportunidades de ganho “fácil”
Em alguns dos tópicos anteriores, falamos sobre o consumo de conteúdo na internet, de modo que é válido explorar o outro lado da moeda. Assim como há materiais adequados, não faltam influencers com “dicas financeiras para jovens” que irão prejudicar as suas finanças.
Um exemplo recente é a polêmica do jogo do tigrinho, com diversos influenciadores ofertando aos seguidores chances de “ganhar dinheiro fácil”. Desconfie, sempre! É possível ter sucesso nas finanças, mas isso exigirá tempo e esforço.
7. Evite comparar a sua vida financeira com outros
Para finalizar, vale a pena jogar luz em uma “armadilha” na qual muitos jovens caem quando o assunto são as dicas financeiras: as comparações! A verdade é que a realidade de uma pessoa X é distinta da realidade da Y, o que torna o comparativo pouco relevante.
Alguém que mora em São Paulo provavelmente ganhará e gastará mais do que um estudante que mora no Paraná, por exemplo. Dessa forma, o mais importante é que se foque nas próprias finanças e evite comparar sua realidade econômica com aquelas de outros indivíduos online.
Você acabou de ler nosso artigo com dicas financeiras para jovens aqui no blog do Vem pro Azul! Estamos aqui para ajudá-lo na negociação de dívidas e a melhorar a sua relação com o dinheiro. Siga o nosso perfil no Instagram!