Empréstimo consignado CLT Mercantil – O que é, como funciona?

Você sabia que a média mensal de empréstimos pessoais dos brasileiros é de R$ 419,41? Esses são dados da plataforma Serasa Experian, o qual informa também que indivíduos com rendas mais altas emprestam mais (e, é claro, pagam seus juros com valores proporcionais).
Uma informação que é deixada de lado, porém, é o fato de que nem todas as modalidades são iguais. Alguns, como é o caso do empréstimo consignado CLT Mercantil, possuem valores de juros mais baixos; os quais são a consequência da relação direta entre instituição e empregador.
Abaixo, vamos detalhar como funciona esta opção de empréstimo do Banco Mercantil do Brasil. Afinal de contas, o que é essa modalidade? E como ela funciona na instituição? Responderemos a essas e outras dúvidas.
Seja bem-vindo ao blog do Vem pro Azul! Vamos ajudá-lo a negociar suas dívidas para que tenha uma relação saudável com o dinheiro.
O que é um empréstimo consignado CLT? Quais são as suas vantagens?
Antes de adentrarmos especificamente no tipo de empréstimo consignado CLT Mercantil, é preciso compreender como a categoria no geral funciona. Basicamente, falamos em um modelo de crediário em que as parcelas são descontadas direto do salário.
Isto é: ao receber o valor mensal da empresa para a qual trabalha no regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o indivíduo verá os descontos do empréstimo que fez na folha de pagamento. Isso é positivo para quem contrata e para quem está emprestando.
Para a instituição financeira, se reduz as chances de inadimplência, já que o pagamento é automático enquanto o indivíduo tiver a relação empregatícia. À pessoa física, diminui-se os juros; os quais são frequentemente mais altos quando há riscos de uma dívida não ser paga.
Naturalmente, pedir um empréstimo consignado CLT incorre em etapas, como envio de seus documentos para análise financeira, assinatura de contrato e mais. No caso específico do Banco Mercantil, vamos explicar em detalhes no próximo tópico como um indivíduo pode contratar.
Como funciona o empréstimo consignado CLT Mercantil?
O Banco Mercantil do Brasil é uma instituição financeira brasileira que, entre outras coisas, oferece as principais modalidades de crédito, incluindo o empréstimo consignado CLT. Seu funcionamento é exatamente o descrito no tópico acima.
A simulação do contrato pode ser feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou a partir do contato oficial no site do Mercantil. A simulação e a análise de crédito serão apresentadas ao indivíduo, mas não se trata da contratação em si, apenas uma expectativa informativa.
O empréstimo consignado CLT Mercantil pode ser requisitado por qualquer profissional que possua contrato de trabalho ativo, esteja registrado no eSocial (um sistema do governo com dados dos colaboradores e das empresas) e tenha a carteira registrada a mais de um ano.
O Mercantil oferece parcelamentos de até 36 vezes, teto de comprometimento de até 35% do salário mensal, contratação 100% online e a dispensa da necessidade de ter uma conta no banco. A instituição ainda estende a possibilidade do empréstimo em CLT aos indivíduos que estão com os “nomes sujos”.
Principais dúvidas sobre o empréstimo consignado CLT Mercantil
Para ajudá-lo, encontre abaixo as respostas para as dúvidas mais comuns sobre este tipo de crédito.
Como as taxas de juros se comparam às do empréstimo pessoal?
Quando comparamos os valores de juros cobrados, às taxas do empréstimo consignado CLT Mercantil são menores; em parte pela diminuição do risco de inadimplência. Atualmente, elas começam em 1,29%, de acordo com certos parâmetros.
Qual é o comprometimento máximo do valor do salário descontado?
O percentual máximo comprometido pelo empréstimo consignado CLT Mercantil é de 35%, como citamos brevemente antes. É importante dizer, porém, que esse é o valor máximo. Ou seja: caso ache o percentual alto, você pode optar por números menores e estender o tempo de pagamento.
Quais são os valores mínimos e máximos do empréstimo?
Quando falamos sobre valores mínimos e máximos, não existem números fixos que podemos citar, considerando que eles dependem da análise realizada pelo Mercantil, a partir dos dados enviados por quem busca o empréstimo.
O que acontece com o valor do empréstimo se eu for demitido?
Se você for demitido antes da conclusão do pagamento do empréstimo consignado CLT Mercantil, a dívida se mantém, mas pode ser paga de outras maneiras; incluindo utilizando parte das verbas rescisórias. Até 35% do total pode ser usado, e essa é só uma das opções.
É possível quitar a dívida antes do prazo indicado no contrato?
Sim, o Mercantil permite que quite a dívida do empréstimo consignado CLT antes do fim do contrato, antecipando parcelas, caso assim deseje. Para isso, é necessário entrar em contato com o Mercantil e pedir uma forma de pagamento, o que cessará os descontos na conclusão.
E essas são só as principais informações que precisa saber sobre o empréstimo consignado CLT Mercantil, com mais informações disponíveis de acordo com as suas dúvidas! Acima de tudo, o mais importante é que esteja munido de todos os dados para uma decisão acertada.