Compensa fazer empréstimo para quitar dívidas? O que considerar?

Uma pesquisa publicada no portal Terra informou que, para o ano de 2025, 43% dos entrevistados planejavam realizar algum tipo de empréstimo. As razões variam bastante, mas 44% dos indivíduos citam as dívidas como o motivo para tal.
Esses dados casam com um segundo, o qual nota que a inadimplência aparece em mais de 70 milhões de brasileiros, praticamente metade da população adulta. Diante das pendências, é natural procurar soluções para o problema.
É comum que as pessoas, em tais situações, questionem se compensa fazer empréstimo para quitar dívidas. Num primeiro momento, pode parecer “redundante” fazer uma nova negociação para pagar a anterior, mas a realidade é mais complexa!
Para muitos, trata-se de uma nova oportunidade de organizar a vida financeira e eliminar um saldo devedor que tenha juros elevados. Abaixo, vamos explicar melhor o que você precisa analisar antes de tomar tal decisão.
Quais são os prós e contras do empréstimo para quitar dívidas?
Ao invés de simplesmente respondermos um “sim” ou “não” à questão, vamos analisar os prós e os contras para saber se compensa fazer empréstimo para quitar dívidas. Para isso, selecionamos 3 argumentos a favor e 3 argumentos contra, explorando cada um em detalhes!
Pró: as taxas de juros podem ser menores
O primeiro argumento a favor do empréstimo para quitar dívidas é a comparação dos juros. Se a taxa que pagará com o novo acordo for menor, então é uma boa ideia! Isso costuma ocorrer quando o foco é eliminar pendências com cheque especial ou atrasos nos cartões de crédito.
Pró: permite a reorganização das finanças
Entre os argumentos positivos que ajudam a responder se compensa fazer empréstimo para quitar dívidas, chegamos à reorganização das finanças. Por exemplo, suas contas hoje estão inviáveis, porém, existe a previsão de entrar dinheiro do 13º, férias ou de alguma fonte no futuro. Nesta situação, esta é uma solução positiva.
Mais uma vez, deve-se levar em conta as taxas de juros. Ou seja, esta dica para organizar as dívidas de curto prazo deve considerar as condições do novo empréstimo.
O valor será suficiente para quitar a dívida pelo prazo que necessita para reorganizar o seu orçamento familiar? As condições são melhores do que os acordos já feitos? Em todos os casos, o empréstimo pode servir como um “respiro” para as contas.
Pró: múltiplas dívidas são consolidadas em uma só
Vamos supor que, ao invés de uma única dívida, no singular, você tenha múltiplas. Usando um empréstimo para quitá-las, você estará substituindo as variadas negociações por uma só.
A ideia é interessante quando pensamos na possibilidade de parcelamento com os credores. Isso permitirá ter uma parcela mensal que caiba no seu orçamento atual.
Contra: pode estender o tempo de pagamento da dívida
Estender o prazo de pagamento pode ser positivo por um lado, como mencionamos no item anterior, mas também sinaliza que você ficará pagando a mesma dívida por mais tempo. Isso pode significar “atrasar” certas ideias e aquisições, atrapalhando alguns planos para o futuro, como a troca do carro, por exemplo.
Contra: há a chance de acumular novas dívidas
Imagine que, após fazer o empréstimo para quitar uma dívida, uma situação inesperada aconteça e você tenha que usar o saldo disponível para resolver tal emergência. Na prática, o que acontece é o acúmulo de duas parcelas: a que já possuía e a nova, aumentando ainda mais o endividamento!
Naturalmente, essa é uma situação hipotética e impossível de ser controlada, mas uma que ajuda a colocar em perspectiva a análise sobre se compensa fazer empréstimo para quitar dívidas. Não se trata de um argumento definitivo, mas uma consideração.
Contra: não resolve o problema do endividamento
Abrindo os argumentos “contra” o empréstimo para quitar dívidas está um ponto que parece óbvio em um primeiro momento, mas deve ser lembrado e considerado: essa solução não irá “resolver” a questão do endividamento. Todos os valores devidos ainda precisarão ser pagos.
O que existirá é uma mudança em características da dívida, como prazos, taxas de juros e a forma de pagamento. Todos esses são aspectos positivos, mas que não devem deixar de lado as estratégias para o pagamento.
O empréstimo para quitar uma dívida vale a pena?
Considerando tudo o que falamos até aqui, entre os prós e os contras, uma última questão permanece: afinal de contas, compensa fazer empréstimo para quitar dívidas? Infelizmente, a resposta não é tão simples! Em alguns casos, sim; em outros, não.
A única pessoa capaz de saber a resposta a essa pergunta é você, ao avaliar tudo o que explicamos no texto. Baseado na sua situação, quais dos prós e dos contras acima se aplicam? Os juros diminuirão com o empréstimo? A extensão do tempo para o pagamento fará diferença? Quais mudanças serão necessárias no orçamento familiar?
As respostas para cada uma dessas perguntas o guiarão em direção ao argumento final para a questão: compensa fazer empréstimo para quitar dívidas. Aspectos positivos são abundantes, mas é preciso considerar como estão as finanças, qual sua relação com o dinheiro e o que é capaz de fazer.
Independentemente da decisão que tome quanto ao empréstimo, o mais importante é que mantenha o adequado planejamento financeiro e tenha sempre boas informações. Só você é capaz de decidir o que faz mais sentido para a sua saúde econômica!
Obrigado pela leitura! Estamos aqui para ajudá-lo na negociação de dívidas e a melhorar a sua relação com o dinheiro. Siga o nosso perfil no Instagram.