Qual é a importância da educação financeira? Realize seus sonhos

O site SPC Brasil define educação financeira como um processo que ensina como o dinheiro funciona em todas as suas esferas. Ganhos, gastos, investimentos e mais.
Essa é uma explicação simples, mas a qual pode servir como um excelente ponto de partida que ajuda a entender qual é a importância da educação financeira.
Uma pesquisa da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) mostrou que 55% de todos os brasileiros adultos admitiram não possuir conhecimentos sobre o tema. Logo, quando aceitamos a definição anterior, significa que há um déficit de conhecimento aqui.
A fim de contribuir para a diminuição desse déficit, vamos explorar algumas das razões pelas quais a educação financeira é tão importante, independentemente de qual seja a sua condição econômica. Separamos uma lista com 7 razões muito importantes!
Aqui no blog do Vem pro Azul, criamos uma série de conteúdos para você seguir em frente com tranquilidade em seu aprendizado sobre educação financeira. Seja bem-vindo!
É aplicável a todos os âmbitos da vida e do cotidiano
A primeira grande justificativa que ajuda a entender qual é a importância da educação financeira é o fato de que ela tem aplicações em todos os âmbitos da vida cotidiana. Compras do mês, parcelamento de um celular e guardar dinheiro são alguns bons exemplos deste conhecimento na prática.
Isso significa que o impacto de aprender sobre o tema é sentido no dia a dia, dos maiores aos menores atos. A partir do que se aprende aqui é possível tomar decisões mais conscientes e que levam a mudanças para melhor, permitindo a realização de diversos sonhos.
Ajuda na conquista daquilo que desejamos para o futuro
Pegando a última frase do item anterior, não podemos deixar de fora o potencial da educação financeira na realização dos sonhos que dependem de dinheiro. A casa própria, por exemplo, não é fácil de ser adquirida, mas este tipo de conhecimento faz a diferença para sua compra.
Essa ideia vale até mesmo para conquistas menores e com impacto reduzido, como trocar de celular ou de uma viagem. A partir de pesquisas de preço, reservas de emergência, busca por promoções e outras estratégias associadas à educação financeira, é possível reduzir o peso das compras diárias.
Facilita a tarefa de diminuir ou se livrar das dívidas
Segundo estudos recentes publicados na Gazeta do Povo e outros veículos de comunicação, mais de 40% dos brasileiros adultos estão inadimplentes. Esse número é muito relevante, já que indica que 4 em 10 pessoas estão com o “nome sujo”.
Mais ainda, se trata de um espaço onde é fácil compreender qual é a importância da educação financeira. A partir de ideias como negociação de juros, redução no número de parcelas e economias para quitar as dívidas, a temática facilita a diminuição dos gastos que ficaram para trás.
Lidar melhor com imprevistos e emergências
Não importa o quão preparado você seja, imprevistos e emergências sempre vão acontecer. O importante não é que eles não aconteçam, mas que você esteja preparado para encará-los quando vierem. Essa é outra das justificativas para buscar este conhecimento.
A ideia de guardar valores para o futuro, por exemplo, é um pilar da educação financeira e um que faz toda a diferença quando os assuntos são imprevistos ou emergências. Mais do que só saber como juntar dinheiro, é importante ter a segurança de que sabe fazer isto.
Não requer conhecimentos técnicos para ser aplicada
Uma das principais desinformações a respeito da educação financeira, é a de que se trata de uma área de estudos exclusiva de quem realiza um curso superior e está disposto a aprender termos técnicos. Isso não é verdade! Este é um tema acessível a qualquer pessoa.
Não falamos aqui da compreensão de termos como “alíquota” ou “cotação” ou “liquidez”, mas de conceitos sólidos como guardar dinheiro, eliminar gastos e reduzir parcelamentos. Na prática, com estes exemplos simples do cotidiano fica mais fácil compreender qual é a importância da educação financeira.
Independe de condição financeira e dos ganhos
Seguindo algo que mencionamos no item anterior, sobre a acessibilidade do tema educação financeira, chegamos a outro elemento importante dessa ideia: não é preciso ser rico para se beneficiar deste conhecimento. Na realidade, o oposto costuma ser muito mais frequente.
Isto é: quando temos valores reduzidos, cada centavo faz a diferença, de modo que saber como administrá-los é ainda mais importante. De indivíduos que ganham um salário mínimo àqueles que possuem milhões, a educação financeira tem lições adequadas para cada um.
Contribui para uma maior (e melhor!) qualidade de vida
Fechando a lista explicativa sobre qual é a importância da educação financeira está uma justificativa que reúne tudo o que falamos até aqui: a melhora da qualidade de vida. Quando você é capaz de administrar melhor o seu dinheiro, percebe diferenças práticas que facilitam muito o dia a dia.
Ao invés de fazer hora extra apenas para pagar uma dívida, por exemplo, a educação financeira contribui para que esse dinheiro “a mais” possa ser guardado em prol de algo que “quer” e não de algo que “precisa”. E esse é apenas um dentre os mais variados exemplos.
Aproveite para ver as nossas dicas de planejamento financeiro para casais e conheça o método 50, 30, 20.