Como usar o cartão de crédito de forma inteligente? Inspire-se em nossas dicas!

Você sabia que o Brasil já tem mais cartões de crédito do que cidadãos? Pois é! Isso não somente significa que a maioria esmagadora das pessoas utiliza o recurso financeiro, como que muitos indivíduos possuem dois ou mais de instituições diferentes.
Esta modalidade permite adiar o pagamento de uma despesa imediata, ampliando o poder de compra. Porém, nem todos sabem como usar o cartão de crédito de forma inteligente.
Realizar compras desnecessárias e por impulso, gastar mais do que o orçamento familiar permite ou pagar apenas o mínimo da fatura são hábitos exemplos que precisam ser abandonados. Este é um processo que exige disciplina e aprendizado de educação financeira para evitar que o cartão de crédito vire um problema.
Seja bem-vindo ao blog do Vem pro Azul. Conectamos você a ofertas reais de forma simples, rápida e 100% segura para que consiga negociar suas dívidas e limpar seu nome.
Aprenda como usar o cartão de crédito de forma inteligente
Gastos não planejados no delivery, assinatura de diversos serviços e compras por impulso podem descontrolar a sua organização financeira. Como consequência, quando chega a fatura do cartão de crédito é provável que você tome um susto.
Porém, para que o crédito não se torne um vilão na sua vida, é necessário tomar alguns cuidados. Separamos uma lista com nove dicas do que fazer e do que evitar quando o assunto são os cartões!
Priorize o pagamento total da fatura
A primeira dica de como usar o cartão de crédito de forma inteligente é também a mais simples de todas: o pagamento da fatura total! Sempre que possível, priorize quitar a dívida mensal de forma integral para que tenha o poder de compra restaurado no ciclo seguinte e não se endivide.
Esteja atento para as renovações automáticas de assinatura
Os serviços de assinatura são bastante comuns entre os brasileiros, dentre os streamings de filmes e séries, os jogos online e música, dentre outros. Não há nada de errado com esses sistemas, mas eles podem apresentar uma oportunidade de gastos desnecessários, caso você não esteja atento.
Quando a assinatura tem a cobrança automática, isso significa que você estará pagando pelo valor sem precisar autorizá-lo toda vez. Por um lado, há uma maior conveniência; por outro, perde-se a oportunidade de considerar quais assinaturas devem ser mantidas e canceladas.
Opte por cartões que não possuam anuidade
Esta dica sobre como usar o cartão de crédito de forma inteligente envolve avaliar as oportunidades disponíveis no mercado para saber qual é a mais recomendada para sua situação.
Boa parte dos cartões de crédito disponíveis no mercado cobram uma taxa de manutenção e serviços adicionais, a qual é chamada de “anuidade”. Nos últimos anos, os bancos digitais apresentaram opções em que estes valores não são cobrados. Pesquise e encontre outras alternativas.
Acompanhe os gastos do cartão em tempo real com um app
A melhor forma de não ser “pego de surpresa” com os gastos do cartão de crédito é mantendo as notificações do aplicativo do banco ativas e controlando as compras. Com isso, você é capaz de notar cada operação, evitando possíveis problemas com a segurança.
Mais do que esse benefício, há também a oportunidade de perceber se está próximo (ou não) do seu limite pessoal, algo sobre o qual vamos falar no item posterior sobre como usar o cartão de crédito de forma inteligente. Crie o hábito de monitorar, mensalmente, onde estão seus principais gastos e avalie quais deles podem ser eliminados.
Estabeleça um limite máximo menor do que o do seu banco
A fim de controlar melhor os gastos, é indicado que estabeleça um limite pessoal para o gasto com o cartão de crédito que seja menor do que o colocado pelo seu banco. Se a instituição financeira oferecer R$ 5 mil, vale a pena reduzir para R$ 3 mil em suas contas.
Este cuidado é essencial para manter o controle em suas despesas e poupar uma parte dos recursos para criar uma reserva de emergência ou realizar a viagem dos sonhos.
Tenha um número reduzido de cartões
Uma pesquisa do Serasa Experian apontou que mais da metade dos brasileiros (52%) possui 3 ou mais cartões. Logo, quando falamos sobre como usar o cartão de crédito de forma inteligente, não é a escolha mais indicada. A principal razão é simples: o limite maior pode facilitar o descontrole dos gastos.
Isso não significa que você não pode usar múltiplos cartões, dividindo o limite máximo pessoal para o recurso entre as duas ou mais opções, mas isso não costuma ser recomendado. O problema aumenta quando consideramos os gastos com anuidade, seguros, parcelamentos e outros critérios.
Organize a data de vencimento da fatura
Quando falamos sobre a data de vencimento da fatura do cartão para o uso inteligente, o ideal é que escolha um dia logo após o recebimento programado. Se costuma receber o salário no dia 10, por exemplo, o vencimento pode ser no 11 ou 12. A data varia para cada pessoa!
Evite o crédito rotativo e confira os juros em parcelamentos
A forma mais comum de parcelamento de uma dívida do cartão de crédito é o rotativo, um modelo onde o saldo devedor é transferido para a fatura seguinte. O problema? Esse adiamento no pagamento vem associado de juros, frequentemente em valores bastante altos.
Seguindo a primeira dica de como usar o cartão de crédito de forma inteligente, o ideal é que evite ao máximo o rotativo; e que, nas ocasiões em que não existir outra alternativa, confira os valores de juros para parcelar o que deve. Quanto menor o número de parcelas para o pagamento da dívida, melhor será!
Conheça programas de pontos e cashback
Em um dos itens anteriores, mencionamos um aspecto “negativo” de certos cartões, a anuidade, mas há também elementos positivos exclusivos de alguns, como os sistemas de pontos para recompensa e cashback. Avalie as opções disponíveis e aproveite ao máximo.
E essas são apenas algumas das dicas de como usar o cartão de crédito de forma inteligente que podem ser aplicadas para fazer uso estratégico dele. No fim das contas, trata-se de um recurso interessante e capaz de facilitar a vida de muitas pessoas, desde que usado com responsabilidade e conhecimento.
Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram e ficar por dentro de outras dicas importantes.